A Companhia

A Cia. Ecoar Teatro foi fundada em Março de 2019 pelas atrizes Camila Monterosso, Paula Salles e o diretor Rodrigo Viegas. Amigos de longa data, o trio resolveu unir forças para a montagem de um espetáculo infanto-juvenil. O tema da peça – assim como o roteiro, dramaturgia e demais aspectos técnicos – foi escolhido depois de pesquisas e estudos que duraram aproximadamente seis meses.

O tema que mais interessou ao grupo foi a questão do lixo (ou resíduos, usando o termo correto) e como a humanidade está lidando com isto. Em pouco tempo de pesquisa, os dados alarmantes e absurdos – além da enorme falta de informação sobre o assunto – comoveram e convenceram definitivamente o grupo que a primeira peça deveria ter esta temática.

Ao longo dos encontros, ainda em 2019, a peça “A Menina e Seu Lixo Extraordinário” começou a ser roteirizada e tomar forma de acordo com um planejamento bem definido. Na escrita e criação das cenas, o grupo percebeu que o espetáculo não seria sobre lixo/resíduos apenas. Pelo contrário, seria sobre uma busca pela conscientização da importância e extrema necessidade que o planeta tem de ser mais sustentável. Temas como reciclagem, reaproveitamento e ressignificação de objetos, embalagens e tecidos entraram na dramaturgia naturalmente, indicando o início do caminho que fez a Companhia Ecoar Teatro (re)definir sua atuação.

Em Janeiro de 2020 a pré produção do espetáculo começou, os ensaios iniciaram-se no mês seguinte, mas em Março o coronavírus desmontou todos os planos que a companhia tinha elaborado para apresentações do espetáculo em ONGs e colégios, desmarcando inclusive a estreia, que seria em Maio/2020.

Sem espaço nem possibilidades de ensaios ou apresentações, mas ainda com um tema que fervilhava na cabeça de todos os elementos envolvidos na peça adiada pela pandemia, a companhia – com apoio fundamental do ator convidado Pedro Sarmento e da atriz convidada Mariana Braga – começou e elaborar, através de reuniões virtuais, um podcast sobre sustentabilidade, ecologia e meio ambiente.

Com roteiro de Rodrigo Viegas, o Programa Ecoar – um podcast que através de metalinguagem também pode se encaixar como um programa de rádio – está roteirizado, formatado e ensaiado. Em 13 de Agosto de 2020 foi gravado pela produtora e estúdio Zone, do produtor e radialista Bruno Galvão. Sua estreia está prevista para Setembro/Outubro de 2020. O conteúdo do podcast aborda diversas questões ecológicas, não se atendo apenas ao debate sobre lixo/resíduos. No Programa Ecoar os quadros falam sobre poluição do ar e das águas do planeta (mares, rios, lagos), a situação do plástico e demais materiais não biodegradáveis, o problema do acúmulo de lixo que a humanidade produz de forma inconsequente, além de dicas divertidas e uma história em formato de radionovela que é a marca teatral dessa companhia que, acima de tudo, vem do teatro.